quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Remover humidade e fungos de uma fita VHS


O processo requer um leitor VHS antigo, algodão e alcool Isopropílico (menor percentagem de água).
Vamos aproveitar um VHS para fazer a passagem de fita rapidamentea minimizar o risco de danificar a fita.
Veja por onde passa a fita sem previsualização. Ou seja, avançar /rebobinar modo rapido.
Caso a fita passe na cabeça (parte que roda a alta velocidade) poderá a danificar. Melhor será usar um Leitor já com a cabeça danificada.

Antes de começar, rebobine totalmente a fita para o início da fita, ou seja, onde ela comecaria a exibir o filme.
Dê uma olhadela na parte interna do Leitor VHS, observe onde aponta a seta, esse é o ponto onde vamos utilizar colocando o algodão umedecido em álcool isopropílico (ponto de passagem da fita), note um detalhe importante: algodão humido e não enxarcado, pois se o algodão estiver enxarcado, a fita vai enrolar no pelo video e vai prender ao rebobinar dentro da cassete, podendo causar a destruição dos dados na fita ou até mesmo a destruição da fita.



Coloque com cuidado o algodão umedecido no local indicado.
Cuidado para não deixar excesso de algodão para fora da cabeça onde deve ficar o algodão encostado, se houver excessos, o algodão enrola no eixo que puxa a fita e depois a fita de vídeo ao ser puxada fica amassada

Observe na figura abaixo como deve ficar o algodão:



Pressione em AVANÇAR para adiantar a fita até o fim. Deixe secar e depois rebobine. Repita até ficar totalmente branco o algodão. Remova ou vir o algodão.

Atenção: Coloque o algodão no sentido de entrada da fita para a cassete, senão a fita pode ficar muito humida e agarrar na cabeça do video e vai enrolar a fita! Ou seja se a fita roda da esquerda para direita, deve colocar o algodão á direita da cabeça, depois da cabeça.
Ao rebobinar para tras deverá trocar o algodão pro lado esquerdo, e com a cassete vhs seca! coloque num local seco e arejado.

Dica importante!: Pode usar um outro algodão a secar depois do humido! Mesmo segurando com a mão! Assim ajuda a remover a pouca humidade que o algodão anterior deu à fita. Evitando assim tempo, dor de cabeça e paciencia visto que a fita humida tem tendencia a "colar" em si propria, prendendo quando se rebobina!
Muito util a remover o manchado no centro da fita caso a fita esteja num estado de degradação superior, fazendo várias vezes a passagem da fita.


Em baixo adaptador para VHS C (mini VHS)


Em resumo, tecle em avançar ou em voltar conforme a posição do carretel, nas vezes em que faço o processo de limpeza, eu coloco duas vezes avançar e duas vezes em voltar, é claro que depende de como está o estado de sujidade da fita, muitas fitas, com uma vez para cada lado já fica bom, e depois disso a fita fica limpa de fungos.
A fita pode não apresentar limpa visto na cassete mas poderá ser sujidade no plastico que suporta o rolo de fita. Caso queira remover essa sujidade, terá de a abrir rebobinando antes para o lado que não se deseja limpar.

Pode a deixar secar depois á sombra num local arejado sem humidade.

Obs.: Existem leitores VHS que não funcionam se a tampa superior estiver aberta, isto acontece devido a claridade nos sensores internos do vídeo, nesse caso, convém realizar os procedimentos descritos numa sala em penumbra, isto é, meio escura, ou colocar a tampa no vídeo para cada opereção a ser realizada.


Sem comentários:

Enviar um comentário