sexta-feira, 15 de junho de 2012

Redes Wireless pequenas, medias e longas distâncias (redes sem fios)

Bom, hoje apetece-me falar de redes domesticas ou empresariais. Todos devemos de conhecer os prós e contras em relação a esta tecnologia, ainda um pouco desconhecida a nível de saúde. O que é certo é que os hospitais não têm redes sem fios por exemplo. tempos alguém dizia conseguir detectar redes sem fios porque sentia dores de cabeça quando estava junta a uma.

 Bem mas não quero entrar por aí, mas sim duvidas numa instalação. Para começar, estes aparelhos têm uma potência máxima permitida Europeia de 200mW máximos! Nos EUA, lá é um pouco à baldas, o que não se liga muito a isso, portanto pode-se ter aparelhos com potencias muito superiores tipo 2000mW (2W). Bem, em conjunto de potencia com antena não deve de ultrapassar certos DB, portanto na hora de escolher mais vale comprar um com antenas de ganho menor e depois colocar umas de nível superior (visto que o aparelho provavelmente pode ter mais potencia que outros com antenas superiores).

Estes aparelhos normalmente têm potências desde 32mW a 100mW chegando aos 200mW alguns muito raros no qual para utilizar essa potencia toda deveremos dizer ao aparelho que não temos antenas (o enganar). Nem todos o permitem devido ao firmware, um bom firmware livre é o DD-WRT baseado em linux, para quem entende bem de linux é totalmente personalizado. 64mW poderá dar para a sua casa toda como nem para 3 divisões. Aparelhos em questão, pessoalmente gosto de produtos da marca Asus (nem todos, mas com muitas funções), Ubiquiti (topo de gama podendo atingir 1000mw, funções básicas, excelente hardware) e Linksys (250mW conforme modelo, já foram melhores, recomendo com firmware DD-WRT). Aparelhos fiáveis. Para moveis para portátil de marca ALfa (até 2000mW) e TP-LINK nem os ver à frente!!

 Podem ter uma ou mais antenas conforme o sitio, por vezes de uma antena basta ou 3 é o ideal conforme o local e a casa, norma G ou N, recomendo N sendo a mais actual, funcionando a 2.4Ghz ou 5Ghz (A,N), naturalmente a popular é de 2.4Ghz (B,G,N), a B praticamente já está extinta. Mas se tiver um portátil de norma N, pode-se ligar aos da norma G e B sem problemas, ao contrario não. Normalmente estes aparelhos (N) transmitem as 3 normas ao mesmo tempo consoante a configuração. Todos os dados que a marca publica sobre os aparelhos são valores máximos, como as velocidades. Portanto pode ter um aparelho que anuncia 300mbps e nunca passar dos 150mbps. Tantos como as portas de rede. Normalmente é fácil de ver pelo preço, mas não sempre....... Aparelho como Asus RT-N56U, este lhe fizerem muitos testes e de facto é o melhor (mais real do momento). Apenas não tem antenas externas, pessoalmente tenho um em casa. Estes devem de possuir sempre a ultima actualização de firmware principalmente se são recentes no mercado.

Bem, podemos fazer redes dentro de casa como no exterior (ver imagem). Contudo existe dificuldades em instalar redes devido a vários factores como campo de visão, árvores, condições atmosféricas, vidros etc.. Bem para o tópico ser curto não posso falar de tudo, sendo melhor colocar as questões aqui nos comentários. As antenas de grande ganho (igual ou superior a 10db) são boas para longas distâncias, podendo achar que elas não presta quando está perto de um AP ou router (pela casa)! Mas nem tudo é antenas, se não tem um aparelho que pelo menos não faça 200mW, você nunca vai atingir quilómetros de distância como pode anunciar marcas das antenas.

 Relembro que existem aparelhos de elevadas potencias, mas nem tudo é potência, excesso de potência pode levar a ruído, perdendo sinal assim, sendo recomendado a distâncias longas de ponto a ponto. Outra coisa em ter em questão é o canal que vai funcionar. Dê uma olhada nos canais que existem à volta da sua casa e coloque num diferente. Para saber que em que canais se está a propagar as redes dos seus vizinhos use um programa tipo "Network Stumbler" para Windows XP, Vistumbler, INSSIDER ou xirius.
Nestes programas podem visualizar o ruído, sinal e medir sinal, frequências que encontra etc.. Muito útil para orientar antenas. (atenção nem todos os chips das placas são compatíveis. Sendo 0 o melhor sinal (nunca alcançável) e -100db o pior sinal. Ligações a baixo de -85db não recomendo. Bem, antenas para casa sem duvida que deveram ser omnidirecional (as tradicionais), estas espalha sinal a 360º uniforme-mente, para exterior custa balúrdios. Para exterior a ponto a ponto o mais usado são as de grelha, direccionais, e quanto maior melhor, isto para ter boa recepção de sinal (RX). Outros modelos mais discretos conforme o local da sua instalação. Recomendo marca Stella, mas não tem muita importância. Veja melhor a qualidade de construção visto ficar na rua. Por fim, pode ter um AP muita bom com uma antena excelente e pensa você que faz quilómetros... Sim faz, mas provavelmente se é pouco experiente, vai notar que nem a 500 metros se vai conseguir conectar com o portátil. Isto porque, recepção é boa, mas o envio de dados é mau, já que a potencia da placa do portátil é limitada... O mais certo é a rede não aparecer no portátil. Logo tem de receber e conseguir enviar para se conectar (TX, RX) Portanto se quisermos uma rede que faça quilómetros pode a fazer sim, coloque o bom que tem a enviar o sinal, mas para alcançar o máximo (se ligar à máxima distancia) tem de usar outro equipamento igual ou semelhante em características em modo cliente claro.

 Então se temos um aparelho muito potente a fazer quilómetros ex: 1000mW + antena 24dB, para receber sinal (cliente), se está a 100 metros o portátil na rua chega para se ligar, se está a 500 metros use uma pequena antena de uns 8 db e potencia basta uns 150mw, se está a 1 quilometro, 200mW com antena de 15db.... por aí até ter o mesmo, 1000mW e antena de 24db. Este será o máximo, apesar de por exemplo poder ter 2000mW com antena de 10DB. Bem, este são valores de cabeça, pode não coincidir com a realidade, portanto é um exemplo. Pode muito bem fazer 2 ou 3 km com antena de 3db....., conforme a potencia do router ou AP. Claro, normalmente os APs tem mais potência. E 150mW com antena de 24db pode fazer 12km, mas a morrer, e claro sem obstáculos. Bem, devo ter metido um exemplo de uma distancia de 50 ou mais quilómetros , Espero não tenha muito ruído!" O que vale vale é que o mundo é redondo senão mandávamos vir internet da china (piada).

 

Relembro que pode bastar um prédio à sua frente para sua rede não fazer 500 metros. Tem de ter campo visual para onde quer transmitir! Evite usar fixas e cabos para extender a antena, Têm perdas enormes em equipamentos de menor potência! Uma coisa que não gosto é usar APs em modo ponte! Perdas enormes. Lembre-se que uma rede só para usar Internet, não necessita de ter grandes velocidades. Quer ter um portátil potente? Use um adaptador USB da marca Alfa de altas potencias 500mW 1000mW, 2000mW, não recomendo outras marcas. Potência de saída totalmente regulável, e indicação de limites para cada pais.

Sem comentários:

Enviar um comentário