Apenas à cerca de um ano que tenho esta doença, mas à 3 que me andava a queixar. Os meu sintomas iniciais foi muitos gases, diarreia e comecei com dores abdominais. Mais tarde com umas dores perto da bexiga que parecia uma picada forte que me fazia parar! O que fiz, depois de me ter borrado todo no trabalho, fui para as urgências e não saí de lá sem saber o que tinha!
Era um tipo super saudável e nem abusava nas comidas muito confeccionada nem na bebida. Fumar fumava, mas não muito, tendo fumado mais à meio ano antes de me ter dado estes sintomas. Actualmente ainda fumo, prejudica a quem tem esta doença, e a outras claro, mas não tem sido fácil deixar de fuma.
Bem, já sabem que da doença, e estou a repetir, não se safam. Mas podem a controlar evitando assim ser operado e tomar cortisona. A doença pode afectar (alastrar) a todo o sistema digestivo e temos de a evitar. A alimentação é assim o ponto alto onde devemos controlar. Por uma pessoa com a mesma doença poder comer uma coisa, não significa que você também possa! Deve evitar comidas de difícil digestão, temperos , leite e derivados, alimentos ácidos , bebidas gasosas, alcoólicas etc.. Tu tens de saber controlar! E repito, controla-te! Por vezes pode-te dar uma grande vontade de comer um alimento mas podes evitar. Se mesmo assim preexistir, come só uma ponta para teres aquele sabor na boca. Nada mais. Bem. Parece ser mau para mim não poder comer certos alimentos, mas nem tudo é mau. Existe pessoas que esta doença se desenvolve quando são muito pequenas, o que essas pessoas não conhecem muitos prazeres alimentares, não fazendo tanta diferença como uma pessoa de 23 anos que estava habituado a comer de tudo.
Bem, grelhados sem gorduras, aprenda a cozinhar porque ir a um restaurante pode não ser muito bom.
Tu e repito Tu porque te estou a dar coragem, a doença não mata se tiveres cuidado!
Procura outros alimentos no mercado que não costumavas a comer.
Por exemplo EU posso beber leite SEM LACTOSE! Mas leite normal não posso. Diarreia de imediato. Podendo beber leite sem lactose (também Yogurtes sem lactose) já posso ter um pequeno almoço normal, e mais, fazer doces com leite sem lactose. Não me faz mal! Procura e procura, inventa.. Tenta alcançar outros novos sabores!
Falei do leite, mas lembrem-se que somos o único mamífero que o bebemos após amamentação. Não é por fazer falta, mas é mais um alimento que podemos consumir.
Perante isto, terás ser acompanhado com medicação.. Ou melhor, de certeza que a tens de tomar, medicação de forma a preparar o teu organismo não afectando tanto a doença. No meu caso só estou a tomar de momento Pentasa, e são 6 comprimidos por dia.. Não é sacrifício, sacrifício fazem outras pessoas com a doença mais instável tendo elas levar durante a vida injecções e serem operadas nem sem saberem o que fizeram de mal.
A Nível de hospitais nem todos são bons nesta especialidade, zona centro, apenas gosto do hospital de Torres Novas e Coimbra. Prefiro gastar a gasolina toda com o preço que está só para ir a estes hospitais. Trata-se de mim, não do meu carro.
O estado emocional afecta na doença, outros medicamentos para outras coisas também poderá afectar. A mim por exemplo Aspirina!Andar com diarreia prejudica a doença. Não tomes medicação para travar a diarreia, mas sim desvia-te do que a te está a provocar.
Anda alegre, mesmo que durmas mal, um problema tem sempre solução. Pratica desporto, não te deixes influenciar pelos grandes amigos que te querem ver a beber.
Por fim, a doença pode desembrulhar outros problemas que se resolvem. Deverá redobrar a sua higiene pessoal.
Ter sangue ao limpar o ânus pode ser uma das consequências da doença. Procure o médico mas nada de grave. Grave sim será ter sangue misturado com as fezes.
Uma coisa que faz muito falta neste País é mesmo as casas de banho publicas. (Estou a falar em Portugal).
Força nisso!
Comenta este poste. Posso vir a actualizar com o tempo.
Ricardo Frazão
Doação Dogecoin:
Carteira
DLMECwQrBNMkTWUAWpX9G2cKVQG7L1RSPF
Doação Riplle:
Carteira
rNKmWnCCCrG7n1ByyRJ6cVzXqYTb9p1TFZ
Sem comentários:
Enviar um comentário